ESTAMOS EM PROCESSO DE MUDANÇA PARA A SEDE NOVA

____Ao assumirmos o CREFITO-2, em agosto de 2010, tomamos conhecimento que não era possível a mudança para a sede nova em virtude de irregularidades que impediram o registro do imóvel no RGI e, consequentemente, a obtenção do “Habite-se”. Finalmente conseguimos regularizar a situação e já estamos em processo de mudança.

Em breve estaremos instalados em nosso novo endereço.

Atenciosamente,

A Diretoria

Continuamos na Rua Morais e Silva, 129 - Tijuca - Rio de Janeiro




Crefito-2 terá novo site em breve

É grande a expectativa pelo lançamento do novo site do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2). O novo espaço na internet está em fase de conclusão e foi desenvolvido de acordo com os conceitos de usabilidade. Um dos objetivos do Conselho Regional com essa nova ferramenta é estreitar ainda mais o relacionamento com os profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e com os cidadãos.


 





Governo apresentou o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Foi lançado, no último dia 17 de novembro, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Viver sem Limite. A cerimônia foi realizada no Palácio da Alvorada, em Brasília, e contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, de vários ministros, governadores, senadores, deputados e funcionários do governo, além de ativistas dos direitos das pessoas com deficiência. O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) estava presente, representado pelo seu vice-presidente, Dr. Omar Luis Rocha da Silva.

 












A REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA SEMANAL NÃO ADMITE A REDUÇÃO DA REMUNERAÇÃO MENSAL DOS FISIOTERAPEUTAS DO INCA

A redução de carga horária semanal do Fisioterapeuta para 30 horas, conforme prevê a Lei nº 8.856/1994, não admite redução da remuneração mensal dos Fisioterapeutas do INCA, conforme o entendimento da Justiça Federal.

Concedida antecipação de tutela aos Fisioterapeutas do INCA pela redução da carga horária semanal, a Advocacia Geral da União - AGU deu parecer pela redução da remuneração mensal proporcional. De imediato, o Assessor Jurídico da Autarquia ao tomar conhecimento deste parecer, por intermédio dos Fisioterapeutas do INCA, ingressou com petição, em aditamento aos termos da tutela antecipada, fundamentado no princípio constitucional da IRREDUTIBILIDADE DO SALÁRIO, sendo acolhido pelo d. Juízo Federal.

>> Leia na íntegra o d. Despacho do Exmo. Juiz Federal Titular da 32ª. Vara Federal do Rio de Janeiro, Doutor ANTONIO HENRIQUE CORREA DA SILVA.
 








Crefito-2 realizou Jornada Científica no Espírito Santo e recebeu reconhecimento dos participantes

Profissionais utilizaram as redes sociais durante o evento e aprovaram a programação, se dizendo ansiosos para participarem da edição do próximo ano.

Entre os dias 6 a 8 de outubro, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais se reuniram na cidade de Vitória – ES, para participar da VI Jornada Científica de Fisioterapia e a Terapia Ocupacional, realizada pela subsede do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2). O tema do evento foi "Integralizando a ciência da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional" e, a exemplo do ocorrido na edição do Rio de Janeiro, este momento ímpar ficará registrado na história do Conselho Regional.


 
XII Jornada Científica do Crefito-2 foi um grande sucesso



___ ____

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região - Crefito-2 realizou, nos dias 29 e 30 de setembro, sua XII Jornada Científica, com o tema “Acessibilidade e Humanização”. A última edição foi há quatro anos e esta retomada marca a comemoração do primeiro ano de gestão deste colegiado do órgão, empossado em 2010.

O grande número de pré-inscritos pelo hot site do evento já demonstrava a adesão e a importância de se resgatar a Jornada, trazendo temas atuais sobre Fisioterapia e Terapia Ocupacional e promovendo o encontro e o debate entre os profissionais. Foram cerca de mil participantes presentes aos dois dias de atividades.

 

Dr. Ruy Gallart de Menezes recebe homenagem pelo Crefito-2 por sua luta pela valorização da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional

O fisioterapeuta Dr. Ruy Gallart de Menezes formou-se pela Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro, que funcionava na ABBR, e trilhou uma trajetória profissional exemplar. Como primeiro presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) e presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) por várias gestões, ele é um referencial de luta e trabalho pelos profissionais destas duas áreas da Saúde.

Dr. Ruy foi um dos escolhidos para a homenagem especial prestada durante a abertura da XII Jornada Científica do Crefito-2 no Rio de Janeiro, realizada entre nos dias 29 e 30 de setembro. Infelizmente, por motivos de saúde, ele não pôde nos brindar com sua presença para a condecoração com a Medalha de Honra ao Mérito Fernando Lemos, recém-criada pelo Conselho. Ele foi representado por sua filha, Bárbara Alonso Chevitarese, que é acadêmica de Fisioterapia.









Homenageado na XII Jornada Científica defende a criação de culturas fisioterapêutica e terapêutica ocupacional pela valorização das profissões


A XII Jornada Científica está se aproximando. Nos dias 29 e 30 de Setembro os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais estarão reunidos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro para debater temas relevantes de suas profissões. Durante o evento, o Crefito-2 homenageará seis profissionais cujas atuações dignificam as áreas representadas pelo Conselho.

Um dos condecorados será o Dr. José da Rocha Cunha, especialista em Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva, cujo extenso currículo e atuação foram reconhecidos pelo Colegiado do Crefito-2.

Conversamos com o fisioterapeuta sobre trajetória profissional, expectativas para o futuro da Fisioterapia e sobre a homenagem do Crefito-2. Confira a entrevista.




















“Tratamento Fisioterapêutico na Síndrome Plurimetabólica”: material está disponível

Apresentado durante a XII Jornada Científica do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2), o “Tratamento Fisioterapêutico na Síndrome Plurimetabólica” foi um tema que despertou a atenção dos fisioterapeutas e acadêmicos presentes na plateia.

A palestra foi proferida pelo Dr. Hélio dos Santos Pio, no dia 30 de setembro. Um dia antes, na abertura da Jornada, ele foi um dos homenageados pelo Conselho com a Medalha de Honra ao Mérito Fernando Lemos em reconhecimento por sua trajetória na Fisioterapia.

O renomado profissional encantou a todos os presentes com sua experiência e com a relevância do tema. Dr. Hélio comprometeu-se a divulgar posteriormente os slides de sua apresentação. Como promessa é dívida, o Crefito-2 está disponibilizando o material para download.


Dr. Hélio dos Santos Pio é Doutor Honoris Causa por notório saber em Reabilitação Cardíaca pela Universidade de Buenos Aires, em Terapia Intensiva pela Sobrati-SP, e em Fisioterapia Cardiopulmonar e Terapia Intensiva pela Sobrafir; é também professor da Pós-graduação da Universidade Inspirar/Cesumar; membro efetivo da New York Heart Association, da Academia de Ciências de Nova York, da Socerj, da Socesp; e diretor da clínica prof. Helio Pio Fisioterapia Geral e Reabilitação Cardiopulmonar.



“O maior desafio da Terapia Ocupacional é ocupar os espaços com profissionais bem formados”

Atuação e militância de uma terapeuta ocupacional são reconhecidas pelo colegiado do Crefito-2

A terapeuta ocupacional Dra. Vera Lúcia Vieira de Souza foi homenageada na XII Jornada do Crefito-2, edição que marcou a retomada da realização do evento e o lançamento da Medalha de Honra ao Mérito Fernando Lemos, recém-criada pelo Colegiado do órgão.


 

 

 

 

A Terapia Ocupacional “caminha em direções favoráveis”, diz profissional homenageado pelo Crefito-2

Em entrevista ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região, o Dr. Marcus Vinícius Machado de Almeida comentou a respeito da atuação do terapeuta ocupacional e revelou sua visão a respeito desta área. Ele foi um dos homenageados da XII Jornada Científica do órgão e integra o primeiro grupo a receber a Medalha de Honra ao Mérito Fernando Lemos. Trata-se de uma homenagem especial em reconhecimento aos profissionais cujas atuações ajudaram a construir a dignidade e a importância da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.

 

 







“Acessibilidade e Humanização são concepções filosóficas que devem estar presentes na prática de todos os profissionais da saúde”

Profissional homenageada pelo Crefito-2 destaca a importância do tema da XII Jornada do órgão

A Dra. Marcia Cabral da Costa recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Fernando Lemos, homenagem especial do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A comenda foi entregue durante a Solenidade de Abertura da XII Jornada Científica do Crefito-2, no último dia 29 de Setembro, no Teatro Odylo Costa, filho, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).




 

Conferencista da XII Jornada Científica do Crefito-2 fala dos direitos da pessoa com deficiência


O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região está retomando a realização de sua Jornada Científica. Nesta edição do evento, o tema será Acessibilidade e Humanização, tema no qual o convidado para proferir e Conferência Magna tem vasto conhecimento.

Nos dia 29 de Setembro os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais terão a oportunidade de ouvir a fala do Dr. Geraldo Marcos Nogueira, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/RJ. Sua apresentação tem como tema “Acessibilidade: Uma Questão de Direitos Humanos”.











 



“A aprendizagem, o conhecimento, a ética e a humildade são os maiores investimentos que temos para superar quaisquer obstáculos”.

Terapeuta ocupacional com 30 anos de atuação recebe homenagem do Crefito-2.


A Dra. Gilma Corrêa Coutinho, terapeuta ocupacional graduada pela Frasce/RJ, Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e doutoranda em Educação pela Universidad Del Mar (UdelMar/Chile), foi homenageada pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2), durante sua VI Jornada Científica no Espírito Santo. O evento foi realizado na capital capixaba de 6 a 8 de outubro.



















Fisioterapeuta recebe homenagem no Rio de Janeiro

Profissional foi pioneira no método Bobath no Brasil.

No Dia do Fisioterapeuta, 13 de outubro, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2), participou da homenagem a um dos ícones da Fisioterapia no Brasil: Dra. Monika Müller. O encontro, que também comemorou o Dia do Fisioterapeuta, foi realizado pelo Setor de Fisioterapia Motora do Instituto Fernandes Figueira (IFF / Fiocruz), em sua sede no Flamengo, e teve como tema "Do Pioneirismo ao Reconhecimento: o Legado da Fisioterapia”.







Crefito-2 participa de importante evento internacional no Espírito Santo

A conselheira e representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) no Espírito Santo, Dra. Eunice da Encarnação Garcia S. Souza, participou da mesa de abertura do I Congresso Internacional de Fisioterapia, Ética e Bioética (Confibe). O evento foi realizado de 3 a 5 de novembro, em Vitória - ES.

 







Conselheiras do Crefito-2 participam de programa na TV Alerj

A fisioterapeuta, conselheira e coordenadora das Câmaras Técnicas do Crefito-2, Dr. Renata Velasque, e a terapeuta ocupacional e conselheira do órgão, Dr. Paula Maria Passos, participaram do programa Alerj Debate. Elas falaram sobre o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, comemorado em 13 de outubro.

O programa foi apresentado pela jornalista Fernanda Nogueira e teve a participação do Deputado Estadual Luis Paulo (PSDB). As conselheiras do Crefito-2 falaram sobre as duas profissões e sobre a atuação do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional, abordando a importância destas áreas na atenção básica à saúde.












Ministro da Saúde presta homenagem aos terapeutas ocupacionais

O Ministro da Saúde e Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Alexandre Padilha, prestou uma homenagem especial aos terapeutas ocupacionais pela passagem do dia 27 de outubro, data em que se comemorou o Dia Mundial da Terapia Ocupacional.

Padilha gravou um vídeo onde saudou os profissionais e destacou “a importância desta área principalmente na promoção da qualidade de vida”.


 

 










Ministro da Saúde do Brasil falou aos fisioterapeutas

Em vídeo direcionado aos profissionais reunidos no XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, o Ministro Alexandre Padilha saudou os participantes do evento, realizado em Florianópolis entre os dias 9 a 12 de outubro. Diretores e conselheiros do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) estavam presentes, conforme notícia veiculada aqui.

No pronunciamento, que está acessível no canal do Ministério da Saúde no YouTube, Padilha ressaltou a importância dos fisioterapeutas “na construção de um SUS com mais qualidade, com atendimento mais humanizado e a capacidade de resolver cada vez mais problemas que surgem na população brasileira”.

 

 


 

Crefito-2 participa do Congresso do CONASEMS em Brasília.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) participou do XXVII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS, entre os dias 09 a 12 de julho de 2011, em Brasília. Com o tema "Saúde no Centro da Agenda de Desenvolvimento do Brasil e a Ampliação e Qualificação do Acesso do Cidadão ao SUS", o evento foi realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP), pelo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) e pela Universidade de Brasília (UNB).

 

Crefito-2 participa da VI Conferência Municipal de Saúde de Niterói

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região participou da VI Conferência Municipal de Saúde de Niterói, realizada nos dias 5, 6 e 7 de agosto. O órgão possui uma cadeira no Conselho Municipal de Saúde da cidade.

Estiveram presentes ao evento o vice-presidente do Crefito-2, Dr. Omar Luis Rocha da Silva, e os representantes do Conselho no CMS, Dra. Valéria Quintão, conselheira titular, e Dr. José Antunes da Fonseca Filho, conselheiro suplente.

 










Crefito-2 assina parceria com Conselhos Profissionais e Subvisa-RJ em prol da área de Saúde.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) integrou uma iniciativa histórica no campo da fiscalização de serviços prestados em estabelecimentos de saúde do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se da elaboração e a assinatura de um Protocolo de Intensões, que reúne 16 Conselhos Profissionais, com jurisprudência no Rio de Janeiro, e a Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses do Município do Rio de Janeiro (SUBVISA), subordinada à Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC).

 

 



Crefito-2 participa da IV Conferencia Municipal de Saúde de Mesquita

A IV Conferencia Municipal de Saúde de Mesquita foi realizada nos dias 30 e 31 de Julho de 2011, no auditório Apolônio de Carvalho, no bairro Rocha Sobrinho. Usuários, gestores, profissionais de saúde, representantes de instituições e governo discutiram diversas propostas para contribuição na formulação de políticas públicas de saúde, garantindo assim o exercício da cidadania.






Assobrafir comemora mais um aniversário

A Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir) completou vinte e cinco anos em 2011. A entidade é uma das maiores associações científicas do Brasil e chega a duas décadas e meia de existência com muitos motivos para celebrar.










Congresso Brasileiro de Fisioterapia reuniu profissionais de todo o país

A Associação dos Fisioterapeutas do Brasil (AFB) realizou entre os dias 9 a 12 de outubro de 2011, em Florianópolis, o XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Este é o maior evento de Fisioterapia do Brasil e a programação contou com a presença de palestrantes do país e do exterior, além de cursos pré-congresso. O tema desta edição foi “Fisioterapia: da especialidade à integralidade”, destacando as ações da Associação no fomento à formação de profissionais especializados, sem deixar de reconhecer e destacar a importância da fisioterapia generalista.

 






XXI Fórum Nacional de Ensino de Fisioterapia teve o apoio do Crefito-2

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) participou do XXI Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, realizado no Hotel Novo Mundo, no Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro. O evento aconteceu de 7 a 10 de setembro com o tema “Consolidando caminhos para a formação” e marcou a comemoração pelos dez anos de fundação da Associação Brasileira de Ensino de Fisioterapia – Abenfisio.

 





Eleita Nova Diretoria Da AFB Para a Gestão 2011 a 2015.

No dia 11 de outubro de 2011, durante o XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA na cidade de Florianópolis, ocorreram as eleições para a composição da nova diretoria da AFB para o período de 2012 a 2015.

 

Cena de “Morde e Assopra” retrata equívoco com a Fisioterapia

A Rede Globo de Televisão apresentou no sábado, 1º de outubro de 2011, uma cena que busca retratar a distorção cometida no capítulo de 31 de agosto de 2011, quarta-feira, onde o personagem Renato (Fernando Roncato), que é enfermeiro na trama de Walcyr Carrasco, foi indicado por um médico para realizar o tratamento fisioterapêutico de uma criança.

 

Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia tem nova Diretoria

Após realização de processo eleitoral, a Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia – ABFO apresentou os nomes dos eleitos para sua nova Diretoria Executiva Geral para o exercício 2011-2013. O pleito contou com as etapas de candidatura e homologação das chapas, correspondência e recebimento das cédulas, cujo sigilo foi garantido, e computação dos votos.

 

Crefito-2 notifica a Rede Globo por equívoco na novela Morde & Assopra

 

O CREFITO-2 vem manifestar repúdio à grave distorção no enfoque dado no capítulo da novela “Morde & Assopra” da Rede Globo de Televisão, exibido em 31 de agosto de 2011, quarta-feira. No diálogo entre os personagens, um médico sugere que o menino Rafael deve submeter-se a tratamento de fisioterapia e indica um enfermeiro, que também é “AUXILIAR DE FISIOTERAPIA”. Ele estaria habilitado, pois havia realizado cursos técnicos e trabalhado em clínicas de FISIOTERAPIA.

 


 

Fisioterapeuta brasileiro assume presidência de entidade internacional de fisioterapia respiratória


O Dr. Fabio Pitta foi eleito presidente da Assembleia de Fisioterapeutas da European Respiratory Society (ERS), após vencer um candidato, também fisioterapeuta, da Inglaterra. Seu mandato se iniciou neste mês de setembro de 2011 e terá duração de dois anos.


 

Congresso de Fisioterapia Dermato Funcional contou com apoio do Crefito-2

Os dias 9 e 10 de setembro foram marcados pela intensa programação do I Congresso Sul Sudeste de Fisioterapia Dermato Funcional, que reuniu estudantes, profissionais, especialistas e entidades de classe para discutir as questões técnicas, legais e científicas da especialidade. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Fisioterapia Dermato Funcional - Abrafidef, e pela primeira vez aconteceu fora do eixo Norte-Nordeste, onde foram sediadas as edições anteriores. O Congresso foi realizado no Centro de Convenções do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.

 






Falso fisioterapeuta é preso em Mangaratiba após fiscalização do Crefito-2

Bruno Teixeira Lima foi preso em flagrante após ser encontrado atuando como fisioterapeuta no Hospital Municipal Victor de Souza Breves, em Mangaratiba, no último dia 18 de agosto. O falso profissional apresentou uma carteira de identificação, porém, ao checar o registro junto ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região, os agentes fiscais do Departamento de Fiscalização (Defis), Dr. Rafael Vianna e Dra. Cláudia Marques, descobriram que o número do documento era, na verdade, de outra fisioterapeuta da cidade. Os fiscais denunciaram o caso à Polícia, que efetuou a prisão de Bruno. Ele foi levado à 165º Delegacia Policial, onde o caso foi registrado.

 


 

 


Coffito proíbe a venda de serviços de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em sites de compra coletiva

De acordo com Resolução Nº. 391 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, publicada no Diário Oficial da União no dia 24 de agosto de 2011, estão vedadas “a oferta de serviços de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional mediante a utilização de propaganda e ou divulgação dos seus serviços em sítios eletrônicos, especializados ou não, para fins de realização de negócios jurídicos coletivos e virtual”. A decisão atinge tanto profissionais como empresas que prestem serviços nestas áreas.

 




Justiça Federal emite decisão favorável aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

A Justiça Federal indeferiu uma antecipação dos efeitos da tutela requerida do Conselho Federal de Medicina (CFM) contra o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito). O objetivo era impedir que o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional emitissem laudos, pareceres e atestados. O entendimento foi do Juiz Federal da 7ª Vara, Novély Vilanova da Silva Reis, em 29 de junho de 2011.

 

CONSULTA PÚBLICA

Estão disponíveis no site do COFFITO três Consultas Públicas que versam sobre minutas de Resolução de: Estágio Supervisionado, Código de Ética e a atuação de Fisioterapeuta Especialista em Dermatofuncional.


 

 

 

MEC cria novas regras para cursos de especialização

Os interessados em cursar especialização devem ficar atentos. O credenciamento especial de instituições não educacionais para a oferta de pós-graduação está extinto. Com isto, os Conselhos de classe, sindicatos e organizações profissionais não poderão mais oferecer os cursos lato sensu. A decisão está no Parecer 3/2011 do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado pelo ministro interino da Educação, José Henrique Paim Fernandes, no dia 1º de agosto e publicado no Diário Oficial da União no dia 5.

 


Crefito-2 conquista sua permanência no Conselho Municipal de Saúde de Pinheiral.

O município faz parte do Nucrin 35 (Núcleo de Representação Institucional do Crefito-2), que abrange ainda a cidade de Volta Redonda. Localizado no sul fluminense, às margens do rio Paraíba do Sul, Pinheiral tem uma área total de 81km². Sua população é de 22.719 habitantes, de acordo com o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

 

Coffito emite resolução sobre a prática do método Pilates.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) publicou, em 08 de junho de 2011, a Resolução 386/2011, que regulamenta a prática profissional do método Pilates. Conforme o Artigo 1º do documento, compete ao fisioterapeuta o exercício desta técnica, prescrevendo, induzindo o tratamento e avaliando o resultado a partir da utilização de recursos cinesioterapêuticos e / ou mecanoterapeuticos. As disposições entraram em vigor a partir da sua publicação.

 

 

Nota de esclarecimento - Quiropraxia
Alerta a População Brasileira!

 

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) comunica a população brasileira que, a profissão de Quiropraxia não se encontra regulamentada em nosso País como profissão de nível superior da área da Saúde.




Fiscalização do Crefito-2 já supera índices de 2010


Só no Estado do Rio, 46 municípios foram fiscalizados de janeiro a junho, o que representa um aumento de 187,5% em relação a todo o ano de 2010. No Espírito Santo, das 32 cidades visitadas, 13 foram fiscalizadas pela primeira vez e outras cinco não eram visitadas há mais de cinco anos.


Fisioterapeuta que hasteou a bandeira do Brasil na abertura dos Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro, é a primeira indígena a integrar as Forças Armadas no país.

Sílvia Nobre Waiãpi é fisioterapeuta e militar. Também formada em Artes, cursa atualmente a Pós-Graduação em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) e em Saúde Pública na Universidade Federal Fluminense (UFF). No último dia 16 de julho, ela teve a honra de hastear o pavilhão nacional na abertura dos 5º Jogos Mundiais Militares, maior evento esportivo militar já sediado no país, com cerca seis mil atletas e dois mil delegados de mais de 100 países. Vinte modalidades esportivas foram disputadas.

 


 


 

Crefito-2 participa de dois importantes eventos da área de saúde no Espírito Santo.

O Crefito-2 participou de dois importantes eventos da área de Saúde Pública no Espírito Santo, representado pela Dra. Eunice Encarnação Garcia S. e Sousa, conselheira e representante da subsede capixaba. O primeiro, realizado entre os dias 13 e 20 de junho, foi a Pré-Conferência Municipal de Saúde de Vitória. O evento, sediado a cada dia em um bairro diferente, foi preparatório para VII Conferência Municipal de Saúde, que aconteceu nos dias 1º e 02 de julho, na Escola de Saúde, localizado na Ilha de Santa Maria.

 

Representante do Crefito-2 no Espírito Santo é a nova Conselheira Titular do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Serra.

A Dra. Eunice Encarnação Garcia S. e Sousa, representante do Crefito-2 na subsede do Espírito Santo, foi eleita como Conselheira Titular do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDPD) de Serra, município da Região Metropolitana da Grande Vitória, para o biênio 2011/2013. A cerimônia de posse foi realizada no dia 06 de junho, às 15h, no Auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Laranjeiras.

 

Crefito-2 participa da formatura do SOBRATI-RJ

O Crefito-2 participou da formatura da 8ª Turma de Especialização em Fisioterapia Intensiva da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (SOBRATI). A solenidade aconteceu no dia 02 de julho de 2011, no Copacabana Rio Hotel.
O Dr. José Antunes da Fonseca Filho, conselheiro e presidente da Comissão de Ética e Deontologia do Crefito-2, integrou a mesa que contou com a presença de docentes da instituição. Entre os presentes, Dr. Douglas Ferrari, presidente da SOBRATI, Dr. Rogério Ultra, diretor regional da SOBRATI-RJ, Dr. Rodrigo Tadini, diretor acadêmico da SOBRATI-RJ, Dra. Carina Perruso e Dr. Cristiano Gomes.
Com esta turma de 40 fisioterapeutas recebendo o título de especialização a SOBRATI totaliza 308 alunos formados, somente no Rio de Janeiro.


Crefito-2 participa do Congresso Sul-Americano de Fisioterapia em Búzios

Foi realizado, de 23 a 26 de junho de 2011, em Búzios, no litoral norte do Rio de Janeiro, o 1º Congresso Sul-Americano de Fisioterapia. O evento, que teve como tema central “As evidências e inovações tecnológicas na Fisioterapia”, contou com a presença de palestrantes de renome internacional e reconhecida participação científica na área.





 




Câmara Técnica de Dermato-Funcional em nova fase.

No dia 15 de junho, a Câmara Técnica de Dermato-Funcional do Crefito-2 reiniciou formalmente seus trabalhos. Reformulada na atual gestão do Conselho, a Câmara conta com novos membros e passará por adequações.

Segundo sua coordenadora, Dra. Mariane Altomare, "nesta primeira fase, os trabalhos estão centrados na formulação de um material técnico sobre a área, com enfoque na cientificidade, fundamental para a Fisioterapia, no seu desenvolvimento técnico e cientifico".

As Câmaras Técnicas são grupos de estudo, configurando um fórum qualificado para debate de questões pertinentes à Fisioterapia e à Terapia Ocupacional, como atuação profissional e avanços científicos. Além disso, prestam assessoria ao Crefito-2 de acordo com suas especificidades.

A Câmara Técnica de Dermato-Funcional conta com os seguintes participantes: Dra. Mariane Altomare (coordenadora), Dra. Ana Paula Andrade, Dra. Márcia Rego Monteiro e Dra. Michelle da Silva Jorge. O grupo fará reuniões mensais. O próximo encontro será no dia 6 de julho.


Muito trabalho pela frente


O dia 26 de maio foi marcado por duas importantes reuniões realizadas na sede do CREFITO-2. Foram os primeiros encontros oficiais da Comissão de Acadêmicos e do grupo de gestores de Fisioterapia em instituições públicas, com articulação para iniciar uma Câmara Técnica nesta área.


O dia começou com a reunião dos gestores em Fisioterapia. “Embora a gente já venha se reunindo desde o ano passado, este foi o nosso primeiro encontro nas dependências do CREFITO-2, os outros foram ‘itinerantes’. Realizados a cada momento em uma instituição pública, iniciamos pelo HSE, depois HUPE/UERJ, INCA II, e a reunião que antecedeu este encontro foi na Fiocruz”, explica a coordenadora do grupo, Dra. Maria de Fátima Businger.


A reunião abriu, formalmente, os trabalhos do grupo, e tratou, entre outros temas, do Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos (RNHT), que foi apresentado pelo Dr. Robson de Jesus Pavão, conselheiro e presidente da Comissão Interinstitucional do Referencial de Honorários Fisioterapêuticos do CREFITO-2. O grupo contou ainda com a contribuição do Dr. José Antunes, conselheiro e presidente da Comissão de Ética e Deontologia do CREFITO-2, também presente ao encontro. A partir da experiência apresentada pelo INCA II, serão desenvolvidos indicadores de produção e qualidade, adaptados à realidade de cada instituição. Foi solicitado ainda o apoio do CREFITO- 2 para a realização de pesquisa sobre todos os níveis de atenção em Fisioterapia junto a profissionais e instituições do Rio de Janeiro e Espírito Santo. “Nosso objetivo é levantar a realidade atual dos serviços de Fisioterapia e usar essas informações para definir prioridades de atuação”, comenta a conselheira Dra. Adalgisa Maiworm Bromerschenckel, integrante da comissão organizadora do grupo.

 


Esquerda para a direita: Dr.Farley Campos, Dra.Adalgisa Maiworm Bromerschenckel, Dr.Leonardo Fonseca, Dra.Maria de Fátima Bussinger, Dra.Raquel Boechat, Dr.Jose Antunes da F. Filho e Dr.Tiago Batista da Costa Xavier.

 

Nova Comissão de Acadêmicos de Fisioterapia


Na tarde do mesmo dia foi realizada a primeira reunião da Comissão de Acadêmicos de Fisioterapia. A Comissão reinicia suas atividades com o objetivo de integrar as instituições de ensino e o CREFITO-2, visando à promoção conjunta de eventos tecnocientíficos.


O encontro foi uma verdadeira aula sobre o Sistema COFFITO/CREFITOs, a importância da participação dos futuros profissionais e como será a metodologia de trabalho do grupo. O conselheiro do CREFITO-2 e presidente da Comissão, Dr. Bruno Vilaça, prestou todos os esclarecimentos aos oito acadêmicos que participaram representando as seguintes instituições de ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Veiga de Almeida, Centro Universitário Augusto Motta e Faculdades Pestalozzi.


“Nas próximas reuniões esperamos ter a participação de estudantes de outras instituições que já responderam oficialmente ao nosso convite, manifestando interesse, o que deve ampliar significativamente o número de acadêmicos”, avalia Dr. Bruno Vilaça.



Esquerda para a direita: Raíssa Mendes, Manuel Armando Magalhães, Pedro Archer França da Silva, Dr.Bruno Vilaça Ribeiro, Elisa Campbell Ferreira, Luciana da Cruz Rubim, Marina Fortuna Lucas, Diana Silva de Carvalho, Ingrid Andretto Mourão.

 

 

CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
RESOLUÇÃO Nº 387, DE 8 DE JUNHO DE 2011


Fixa e estabelece os Parâmetros Assistenciais Fisioterapêuticos nas diversas modalidades, prestadas pelo fisioterapeuta e dá outras providências.

Coffito debate Fisioterapia Dermatofuncional

Cumprindo o compromisso assumido com os profissionais presentes no III CONGRESSO NORTE NORDESTE DE FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, por meio do ofício circular GAPRE n° 010/2011, convocou um Grupo de Trabalho (GT) para esclarecer cientificamente e tecnicamente os temas polêmicos em Fisioterapia Dermatofuncional. O grupo de trabalho foi constituído de profissionais que atuam na academia bem como na prática clínica.

 

 



Dr. Tiago Batista da Costa Xavier - Dr. Jorge Luis da Silva Nascimento - Dr. Marcelo Mendes de Vasconcellos - Dr. Diego de Faria Magalhães Torres - Dr. Robson de Jesus Pavão - Dr. José Antunes

Comissão do Crefito-2 realiza primeira reunião
sobre implantação do Referencial de Honorários Fisioterapêuticos

No dia 13 de maio, a Comissão Interinstitucional do Referencial de Honorários Fisioterapêuticos do Crefito-2 promoveu sua primeira reunião para traçar estratégias de implantação do referencial junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e os planos de saúde. A convite da referida Comissão, a reunião contou com a participação do diretor-presidente do Sinfito-RJ, Dr. Diego de Faria Magalhães Torres, e do diretor-tesoureiro do sindicato, Dr. Tiago Batista da Costa Xavier, além do conselheiro do Crefito-2, Dr. José Antunes.

“Esta primeira reunião marca uma retomada da discussão sobre o assunto, visando ao processo de efetiva implantação dos referenciais. Procuramos, neste primeiro encontro, traçar um histórico do tema, desde a criação dos referenciais e de sua revisão pelo Coffito, em 2009”, explica o presidente da Comissão, Dr. Robson de Jesus Pavão. “Nosso objetivo é, em conjunto com o sindicato, definir estratégias para a utilização dos referenciais pelos planos de saúde. Para tanto, devemos seguir uma programação mensal de reuniões e dar encaminhamento ao que for definido no âmbito da Comissão”, complementa.

A Comissão Interinstitucional do Referencial de Honorários Fisioterapêuticos do Crefito-2 foi criada pela Portaria Crefito-2 Nº03, de 14 de abril deste ano, e é composta pelo Dr. Robson e pelos doutores Jorge Luis da Silva Nascimento e Marcelo Mendes de Vasconcellos.

Conheça o Referencial de Honorários Fisioterapêuticos



 

 

__ ____









 

 

 

COFFITO REALIZA PESQUISA DE INTERESSE

Prezado colegas,

O COFFITO está promovendo uma pesquisa nacional objetivando verificar o interesse dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais em relação à prova de títulos de especialidades, que deverá ocorrer no segundo semestre do corrente ano.
Caso esteja interessado a participar da referida prova para obtenção do título de especialista, participe respondendo através do link abaixo;



Atenciosamente,

Dra.Regina Figueirôa
Presidente


 


Ao tomar conhecimento que Diretor de Clínica Médica impediu que o Agente Fiscal do CREFITO-2 procedesse Ato Fiscalizador em relação ao campo assistencial da Fisioterapia, o Assessor Jurídico da Autarquia propôs Ação Ordinária com Pedido de Tutela Antecipada, sendo a mesma acolhida pela Justiça Federal.

Eis, a íntegra da DECISÃO concessiva dos efeitos da tutela, verbis:

 

 

 

 

Ação do CREFITO-2 na Justiça Federal reduz carga
horária do Fisioterapeuta no INCA.

JUSTIÇA FEDERAL DETERMINA AO INCA A OBRIGATORIEDADE DE REDUZIR A JORNADA SEMANAL DE TRABALHO DO FISIOTERAPEUTA PARA 30 HORAS, CUMPRINDO A LEI FEDERAL Nº 8.856/94

O CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 2ª. REGIÃO – CREFITO-2, por intermédio do seu Assessor Jurídico, obteve, nos autos da AÇÃO ORDINÁRIA Nº 2010.5101022708-0, perante o d. Juízo da 12ª. Vara Federal – RJ., ANTECIPAÇÃO DE TUTELA, determinando ao INCA a obrigatoriedade de reduzir a Jornada Semanal de Trabalho do FISIOTERAPEUTA para 30 horas, cumprindo a Lei Federal nº 8.856/94.

A Decisão da Exma. Juíza Federal Substituta, Doutora FABÍOLA UTZIG HASELOF, verbis:

“Na hipótese dos autos, resta configurada a verossimilhança das alegações da parte autora, tendo em vista a previsão contida no artigo 1º da Lei 8.856/94, que estabelece que os profissionais Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional ficarão sujeitos à prestação máxima de 30 horas semanais de trabalho.


 

 

INFORMATIVO SINFITO-RJ:

PISO SALARIAL (14 de abril de 2011):

Atenção Profissionais:
O piso salarial foi reajustado para
R$ 1.630,99

Conforme Lei Estadual 5.950, de 13/04/2011.

>> Clique aqui e imprima as páginas do Diário Oficial com a publicação da Lei.

www.sinfitorj.com.br (SITE SINFITO-RJ )
SINFITO-RJ - Rua das Marrecas, 29 / 203
Centro - Rio de Janeiro, CEP: 20031-120
Telefone: (21) 2220-1672
e-mail: contato@sinfitorj.com.br

 

 

-
2009 Copyright Crefito2. Todos os direitos reservados | Rua Morais e Silva, 129 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ / Departamento de Informática